notícias

EMPREGO Internet ajuda

27/04/2011 - Folha de Pernambuco

EMPREGO INTERNET AJUDA NA BUSCA PRO UMA OPORTUNIDADE

 
Além da existência de sites comprometidos em disponibilizar vagas de empregos, a web traz informações e um vasto material para o profissional encontrar novas formas para aprimorar suas habilidades através de um mundo de informações, que abre portas para quem quer ficar a par das novidades do mercado de trabalho e colocar os que buscam uma oportunidade de emprego em contato com os profissionais do meio, o famoso networking. Somando esses fatores, o resultado é uma maneira fácil, econômica e eficaz de um bom empurrão profissional.
 
Os sites de recrutamento, por sua vez, estão responsáveis por cuidar tanto do lado das empresas que anunciam vagas, quanto em auxiliar os profissionais que buscam por elas. A Catho Online é um dos maiores exemplos nesse segmento de classificados de currículos e empregos na web. “Os profissionais, que pagam para anunciar seus currículos, podem se candidatar às vagas de emprego anunciadas na Catho e ter acesso aos serviços oferecidos, que visam o aumento das chances de serem chamados para entrevistas de emprego.
 
As empresas, por sua vez, anunciam suas vagas gratuitamente, para que recebam os currículos dos profissionais interessados, e também têm acesso a serviços que facilitam o processo de contratação”, explica Daniella Correa, consultora da área de Recursos Humanos da Catho.
 
Neste tipo de recrutamento, o que importa não é a quantidade de vagas acumuladas no banco de dados, mas se elas ainda são recentes e estão em aberto. Na Catho, por exemplo, são inseridas cerca de 6 mil novas vagas por dia. De acordo com a pesquisa “A Contratação, a Demissão e a Carreira dos Executivos Brasileiros”, realizada pela Catho Online em 2009, 23% dos profissionais foram contratados por intermédio da internet naquele ano, contra 21% em 2008. Outra vantagem citada por candidatos e recrutadores é a economia no transporte na distribuição de currículos, já que essa fase não exige apresentação presencial; além de custos de impressão e ganho no tempo com a possibilidade de se entrar em contato com um número muito maior de empresas em um curto espaço de tempo. Já o recrutador tem à sua disposição ferramentas de buscas por áreas, níveis hierárquicos, região, palavras-chave, entre outros facilitadores, otimizando o processo de seleção dos currículos e o contato com os candidatos.
 
Outros serviços a favor de quem procura emprego através do mundo digital são as redes sociais, que abrem um canal com amigos e grupos que compartilham os mesmos interesses. Entre elas, a mais direcionada e que vem se destacando no segmento é a LinkedIn, rede especializada em criar perfis profissionais. Lá, o internauta preenche seu cadastro em forma de currículo e, como segundo passo, faz conexões na área de interesse.
 
Com o crescimento da rede, as empresas e seus setores de RH abriram os olhos para essa nova maneira de recrutar. A gerente de RH da ALOG, empresa paulista de TI, Juliana Gonçalves, afirma que o LinkedIn vem se mostrando uma ferramenta eficiente na busca por funcionários. “Desde o ano passado estudamos a plataforma da rede e esse ano efetivamos contratações. Além disso, compramos o pacote de upgrade, que seleciona os perfis de maior compatibilidade e faz contato direto com eles”, explica a gerente.
 
Já outros perfis em diferentes redes também ajudam, mas, por não serem focadas na carreira profissional, também podem atrapalhar. “O Twitter, por exemplo, só usamos para replicar informações, já que não é uma coisa setorizada e tão séria”, comenta Juliana. Facebook e Orkut também são utilizados por recrutadores, mas é importante lembrar que são redes informais e, por isso, se deve desconfiar de anúncios.
 
Serviço
Link: Folha de Pernambuco



MAIS NOTÍCIAS


31/10/2014

Com a iniciativa, a multinacional de logística reduziu 90% dos seus incidentes e melhorou o desempenho e segurança da informação

27/10/2014

Tecnologia de resfriamento adotada pela ALOG prevê redução de até 60% nos custos de energia

23/10/2014

Matéria especial traz declaração do presidente Eduardo Carvalho sobre as vantagens de adotar a solução Cloud Exchange

09/10/2014

Portais devem estar prontos para o aumento de acessos durante o principal dia de vendas do e-commerce mundial

Todas as Notícias


FALE CONOSCO

Houve um erro ao enviar a sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde. X
Sua mensagem foi enviada com sucesso. X