Notícias

Excelência nos processos

11/11/2011 - Decision Report

BUSCA PELA EXCELÊNCIA NOS PROCESSOS

 
Devido à busca pela excelência, agilidade nos processos, segurança e maior disponibilidade das informações, a migração de Data Center (DC) é cada vez mais constante nas companhias. Ainda mais diante da tendência de explosão de dados com as diferentes aplicações e diversidades de dispositivos que trouxeram mais complexidade para os gestores de TI.
 
Para obter controle diante desse cenário, os processos de adaptação de ambientes devem ser geridos de forma centralizada, a fim de atingir o patamar ideal de segurança e confiabilidade dos Data Centers. Para chegar a essa excelência, a Finnet, bureau de serviços financeiros, optou pela migração de seu Data Center de contingência para um novo ambiente hospedado na Alog. Com isso, a capacidade de processamento e armazenamento de dados foi estendida em, aproximadamente, 50%.
 
De acordo com Caio Camargo, gerente de infraestrutura da Finnet, o objetivo da iniciativa é aumentar a disponibilidade de informações e agilidade nos processos. “Nosso antigo Data Center de contingência ficava localizado em Mogi das Cruzes em uma empresa multinacional, que por meio de uma parceria estratégica nos disponibilizou um espaço em seu DC”, diz. A empresa precisa adicionar mais segurança e o antigo cenário não permitia à companhia ampliar o ambiente.
 
A migração inclui a substituição de servidores convencionais por servidores blade, equipamentos com capacidade de processamento superior quando comparados a um servidor tradicional, mas que consomem menos energia e refrigeração, além de permitirem uma economia de espaço físico, já que possuem um tamanho mais compacto. Foram investidos mais de R$ 200 mil neste projeto.
 
Segundo Camargo, o principal desafio no era finalizar a migração com o menor downtime possível. Isso incluía retirar os equipamentos do ambiente antigo e realizar a ativação no ambiente novo. “Essa atividade deveria ser alinhada com a mudança de nossos links de comunicação, que dependia das operadoras de telefonia. Tudo teve que ser planejado e executado de forma precisa, ou teríamos um longo período de indisponibilidade de nosso ambiente de contingência”, explica.
 
Hoje, os dados de contingência da Finnet estão em um ambiente mais seguro e controlado com um espaço que atende às demandas exigidas. A partir de agora, a companhia pretende ampliar e melhorar seu ambiente, utilizando tecnologia Blade, armazenamento dos dados em ambiente de fibra óptica e  virtualização. “Essas ações ampliam nossa capacidade de processamento, aumentam a eficiência energética e agregam ainda mais segurança aos nossos dados e sistemas”, completa Camargo.
 
Link: Decision Report



MAIS NOTÍCIAS


25/07/2014

Reportagem conversou com o presidente Eduardo Carvalho sobre a aquisição da ALOG pela Equinix

24/07/2014

Equinix anunciou que fechou acordo para a compra definitiva da ALOG

23/07/2014

Certificado assegura alta performance aos usuários de soluções SAP

17/07/2014

Desenvolvedora de ferramentas com foco na área financeira visa menor latência com a Bovespa

Todas as Notícias


FALE CONOSCO

Houve um erro ao enviar a sua mensagem. Por favor, tente novamente mais tarde. X
Sua mensagem foi enviada com sucesso. X